Hoje, dia 7 de Setembro de 2009, deu-se a assinatura de Escritura de Cedência do “Hospital da Flamenga” à Fundação CEBI, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira, cerimónia esta que foi presidida por Sua Excelência a Ministra da Saúde, Drª. Ana Jorge.
Contava o relógio quase 16 horas e chega ao nosso Município a Ministra da Saúde para marcar um momento histórico aguardado há 12 anos. Com uma mesa composta pela Senhora Presidente de Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Dra. Maria da Luz Rosinha, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI, Engº. José António Carmo e naturalmente a Senhora Ministra, dá-se a abertura da cerimónia.
Após ser lido o protocolo habitual e de serem recolhidas as assinaturas que o mesmo exigia, a palavra é dada ao representante da Fundação CEBI que começa por dizer que “é com grande satisfação que aceito este projecto” e acrescenta ainda que a sua fundação tem larga experiência neste sector que visa principalmente servir os mais idosos.
Sendo este projecto uma unidade de saúde que irá servir em simultâneo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Hospital de Vila Franca de Xira, será sem dúvida uma ambição finalmente concretizada para o bem estar de toda a população do Concelho de Vila Franca de Xira e de outros municípios que por ali passem.
Terminou o Sr. Presidente da Fundação CEBI agradecendo a Maria da Luz Rosinha por ter conseguido desbloquear todos os entraves e conseguir pôr este projecto ao serviço da sociedade. Concluiu o seu discurso, agradecendo também a presença da Sra. Ministra neste dia tão importante para o Concelho de Vila Franca de Xira.
No meio de palmas por parte de todos os convidados, é tempo de falar a Presidente de Câmara de VFX que começa por dizer que “é um dia de grande importância na área da saúde de Vila Franca de Xira”.
“Com 12 anos em que nem tudo foi fácil, mas acabou bem com a parceria da Fundação CEBI”, desabafa assim Maria da Luz Rosinha.
Esta Unidade de Cuidados Continuados, a ser construído na Freguesia de Vialonga, terá à disponibilidade da população 120 camas com o objectivo de alargar o número para 250 num futuro próximo. Nesta Unidade existirá também um Centro de Reabilitação Física e um Serviço Domiciliário.
“É um serviço no âmbito do SNS e como tal, expande-se a todos, não só aos ricos. Quem tanto se preocupa a denegrir este serviço, espero que não venha a necessitar dos mesmos”, critica assim Maria da Luz Rosinha, todos os autarcas que têm utilizado as Assembleias Municipais, e não só, para incutirem na população factos que nada correspondem à verdade, usando a demagogia para tentarem abafar uma boa política por parte do Partido Socialista.
Revelou também que será aberto o concurso do projecto do Centro de Saúde de Alhandra e para Outubro terá uma vida nova o Centro de Saúde de Vila Franca de Xira. Para concluir, e uma vez que a Sra. Ministra da Saúde estava presente, Maria da Luz Rosinha volta a referir o caso da construção de uma Unidade Familiar de Saúde na Freguesia do Sobralinho.
Já quase no fim da cerimónia, é tempo de deixar também umas palavras a Sra. Ministra Ana Jorge que começa por elogiar Maria da Luz Rosinha pelo seu trabalho e persistência com esta aposta que só com essas características se conseguiu concretizar no dia de hoje.
Diz ainda a Ministra que “estamos neste momento a desenvolver unidades de cuidados a nível mental e quem sabe, no futuro, venhamos a implementar também na Freguesia de Vialonga”.
“Desejo as maiores felicidades para a Unidade de Cuidados Continuados, para o Concelho de Vila Franca de Xira, pois foi um grande passo concretizado com uma grande importância”, termina assim a representante da área da saúde nacional.
E foi assim que terminou esta cerimónia onde a JS Sobralinho não faltou, verificando mais uma vez que o Município de Vila Franca de Xira melhora a área de saúde e cumpre o que é o compromisso com a população, momento este que só se realizou com as medidas políticas do Partido Socialista.
Sem comentários:
Enviar um comentário