terça-feira, 27 de outubro de 2009

Governo toma posse...

O XVIII Governo Constitucional tomou posse, no passado dia 26, no Palácio da Ajuda, numa cerimónia que contou com os discursos do Presidente da República e do primeiro-ministro.

A cerimónia de tomada de posse de José Sócrates como primeiro-ministro e dos 16 novos ministros teve lugar na Sala dos Embaixadores do Palácio da Ajuda e começou precisamente com a leitura do auto de posse do chefe do Governo.

José Sócrates prestou depois juramento e assinou o auto de posse.

Depois da tomada de posse dos ministros e do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, fez uma intervenção.

Veja aqui o discurso do Presidente da República: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=392917

Após o discurso de Cavaco Silva, foi a vez de José Sócrates fazer uma intervenção.

Veja aqui a declaração do Primeiro-ministro:

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/PrimeiroMinistro/Intervencoes/Pages/20091026_PM_Int_Posse.aspx

No final da cerimónia de tomada de posse, seguiram-se os tradicionais cumprimentos, primeiro do Presidente da República, acompanhado pelo primeiro-ministro, a todos os membros do Governo.

De seguida, Cavaco Silva cumprimentou as altas entidades do Estado presentes e, por último, os membros do Governo cessante.

Já depois do chefe de Estado ter abandonado a sala, inicia-se a sessão de cumprimentos dos convidados aos membros do novo Governo.

O novo Governo de José Sócrates, anunciado na quinta-feira, tem cinco mulheres em 16 ministros e apresenta no seu conjunto oito novos ministros.

Num total de 16 ministros, são novos Alberto Martins (Justiça), António Serrano (Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas), António Mendonça (Obras Públicas, Transportes e Comunicações), Dulce Pássaro (Ambiente e Ordenamento do Território), Helena André (Trabalho e Solidariedade Social), Isabel Alçada (Educação), Gabriela Canavilhas (Cultura) e Jorge Lacão (Assuntos Parlamentares.

Transitam do XVII para o XVIII Governo Constitucional, mantendo as mesmas pastas, seis ministros: Luís Amado (Estado e Negócios Estrangeiros), Teixeira dos Santos (Estado e Finanças), Pedro Silva Pereira (Presidência), Rui Pereira (Administração Interna), Ana Jorge (Saúde), Mariano Gago (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

Embora mudando de pasta, continuam também no Governo Augusto Santos Silva (transita dos Assuntos Parlamentares para a Defesa Nacional), Vieira da Silva (muda do Trabalho e da Solidariedade Social para a Economia, Inovação e Desenvolvimento).

João Tiago Silveira, que foi secretário de Estado da Justiça, assume agora as funções de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

E assim se formou o Governo que tratá certamente a Portugal a continuação de um bom trabalho com a colaboração da oposição, caso a mesma tenha o mesmo objectivo...dar mais qualidade de vida aos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário