Um Toque de Cor
Cada vez se verifica mais o fosso entre a “política do ontem” e a “política do hoje”. Actualmente, a política está a deixar de ser uma actividade de alguns para passar a ser marcada por um público bastante mais vasto. Um bom exemplo deste facto é a participação mais acentuada de mulheres e também de cidadãos oriundos de vários de raças e crenças religiosas.
A prova mais recente desta alteração da política contemporânea está na eleição de Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos da América. Este acto eleitoral não só marcou a História Mundial do século XXI, como também pelo facto de colocar pela primeira vez um cidadão negro na Casa Branca. É dos poucos Presidentes eleitos, neste país que é o mais influente do Mundo, que tem como grande objectivo abrir linhas de diálogo com países problemáticos, em vez de utilizar a agressão e intimidação.
Devido ás suas políticas de não-agressão, Barack Obama não foi só eleito pelos Estados Unidos da América, como também por quase todo o Mundo. É de recordar a multidão que saiu ás ruas de Berlim para saudá-lo, no grande momento em que foi revelado a todo o Planeta os resultados eleitorais.
Podemos afirmar que a política deixou de ser uma actividade exclusiva de determinados grupos sociais. Antes pelo contrario, há uma verdadeira “Obamania” por todo lado, fazendo com que mais pessoas queiram seguir o exemplo deste Presidente histórico. A sua eleição marcou o fim de uma era na política mundial. O seu aparecimento foi uma brisa que percorreu o mundo político, como se D. Sebastião tivesse aparecido no meio do nevoeiro.
A verdade é que, o que não se vê desde sempre, pode agora ser visto!
Em Portugal, com ou sem cor, acreditamos na continuidade de um projecto de Governo responsável, organizado, exequível e sobretudo com vista a uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todos os cidadãos!
Eu abraço o programa eleitoral do Partido Socialista “Avançar Portugal”! E tu?
Saudações Socialistas,
Vanessa de Burgo