"Por um Partido com Memória, um Projecto para o Futuro". É este lema da recandidatura do camarada e amigo Joaquim Raposo à Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do Partido Socialista, para as eleições que se realizam no próximo mês de Outubro.
O actual Presidente da FAUL, recandidato nestas eleições, esteve ontem presente no auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, liderando uma mesa de luxo, que contou com a presença de Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Comissão Política Concelhia de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e Dalila Araújo, Secretária de Estado da Administração Interna.
Na plateia estiveram presentes cerca de 75 pessoas, que encheram este espaço, e puderam ouvir todos os oradores abordar diversos temas que são verdadeiras bandeiras da recandidatura de Joaquim Raposo à FAUL.
Fernando Paulo Ferreira foi o primeiro a cumprimentar os presentes, fazendo uma análise da actual situação política e social dos concelhos abrangidos pela FAUL, lançando para a mesa alguns temas base da recandidatura de Joaquim Raposo como os Orçamentos Participativos, a Regionalização e a Escola a tempo inteiro.
Joaquim Raposo falou à plateia durante de cerca de meia hora, deixando expressas as suas ideias em relação à Importância da Área Metropolitana de Lisboa, ao respeito pelas hierarquias dentro do Partido, à necessidade de preparar as Autárquicas 2013, ao Papel dos autarcas do PS em áreas fundamentais como a Educação, à necessidade de coesão do Partido em torno do Governo, entre outros assuntos, que despertaram o interesse dos militantes presentes.
A Regionalização foi também muito abordada por Maria da Luz Rosinha e Dalila Araújo, com a Presidente de Câmara de Vila Franca de Xira a focar problemas como os conflitos urbanos na periferia (cada vez mais povoada) e a relatar algumas realidades concretas do nosso Concelho que tornam credível uma articulação entre concelhos e freguesias no sentido de satisfazer as necessidades das populações.
Para além da Regionalização, Dalila Araújo teve ainda a oportunidade de tecer enormes elogios a Joaquim Raposo. "É um dirigente com notoriedade e obra feita.", relembrou a membro do Governo que afirmou ainda que Raposo "é um autarca com visão metropolitana". Segurança, Imigração e Reforma Administrativa foram outros temas abordados pela Secretária de Estado.
O Coordenador do Núcleo da Juventude Socialista do Sobralinho, João Pedro Baião, teve a oportunidade de fazer uma intervenção, revelando que apoia a recandidatura de Joaquim Raposo, pois acredita na sua experiência e elogiou a atenção que dá às estruturas do PS e JS, referindo alguns exemplos de momentos em Joaquim Raposo apoiou e marcou presença, como o recente jantar em Homenagem a Fernanda Dias, organizado pela JS/Sobralinho.
António Galamba, Isabel Estevinha, José Fidalgo, Isabel Santos, Francisco Vale Antunes, Victor Domingos, António José Inácio, Carlos Santos, Paulo Afonso, Ana Machado, Alberto Mesquita, e Patrício Miguel intervieram igualmente nesta sessão.
É desta forma que a JS Sobralinho publica e assume o apoio à recandidatura do camarada e amigo Joaquim Raposo, desejando-lhe a maior das sortes para as eleições que se avizinham.